UBM-PR e Grupo Dignidade fazem ato público em defesa da laicidade do Estado - UBM - Seção Paraná

UBM - Seção Paraná | Por um Mundo de Igualdade Contra Toda Opressão!

UBM-PR e Grupo Dignidade fazem ato público em defesa da laicidade do Estado

A atividade acontecerá na Marcha das Mulheres, que acontece neste sábado(7)


Em reunião com os representantes do Grupo Dignidade , ocorrida nesta quarta-feira(04),  a coordenação da UBM-PR definiu as ações que serão realizada no ato público da Marcha das Mulheres, evento que será realizado no próximo sábado(07), em Curitiba e que será alusivo ao 8 de Março - Dia Internacional da Mulher.O tema da marcha deste ano é  "Mais Direitos, Nenhum a menos - Mulheres em Movimento mudam o mundo!".

A concentração para a Marcha das Mulheres,evento proposto para promover a conscientização, reflexão e reivindicação,  será às 10h, na Praça Santos Andrade. De lá as mulheres sairão em caminhada pela rua XV de Novembro e centro da cidade, onde farão  atos com temas relacionados à luta das mulheres. O objetivo é  levantar questões como educação inclusiva, direitos trabalhistas das mulheres, violência sexista, hipersexualização da mulher, laicidade do Estado, dentre outros.

O ato 4 - Estado Laico, que acontecerá em frente catedral de Curitiba, será realizado pela UBM-PR em parceria com o Grupo Dignidade. As mulheres representantes do movimento LGBT terão espaço para falar sobre as suas demandas e alertar a sociedade sobre a violência, homofobia e transfobia. 

2ª Marcha e Carta das Mulheres - Neste ano, como o  dia 8 de março cairá em um domingo, os coletivos feministas de Curitiba e Região Metropolitana resolveram fazer duas marchas. Na próxima segunda-feira(09), as mulheres se reúnem novamente na Praça da Mulher Nua, a partir das 10 horas, e caminham até o Centro Cívico, onde está sediado o Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado, e Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). 

Durante o percurso pela Avenida Cândido de Abreu serão realizados atos como Reforma política; Não representação das mulheres trabalhadoras; Deputadas eleitas da casa não nos representam; Por políticas públicas efetivas para as mulheres paranaenses, dentre outros.

Ao final da atividade, as representantes das entidades responsáveis pelas duas marchas entregarão o documento redigido e assinado pelas representantes das seguintes entidades do movimento feminista: União Brasileira de Mulheres - Seção Paraná(UBM-PR), Marcha Mundial das Mulheres, Fórum Popular de Mulheres, Movimento Mulheres em Luta, Levante Popular da Juventude, Coletivo Alzira, Frente Feminista, Quebrando Muros, RUA, Cefúria, Arte Suruburbana, Sindipsi, APP-Sindicato, CUT, CSP  e Conlutas.