As irmãs Mirabal, o 25 de novembro e o 14° Encontro Feminista da América Latina e do Caribe - UBM - Seção Paraná

UBM - Seção Paraná | Por um Mundo de Igualdade Contra Toda Opressão!

As irmãs Mirabal, o 25 de novembro e o 14° Encontro Feminista da América Latina e do Caribe


Dia 25 de novembro, dia de luta! NÃO à violência contra as mulheres! Neste dia, há 58 anos, o truculento ditador dominicano Trujillo assassinava brutalmente as irmãs Mirabal.

Como representante da União Brasileira das Mulheres - Seção Paraná (UBM-PR) no 14° Encontro Feminista da América Latina e do Caribe (14° EFLAC),evento  realizado no Uruguai, tive o privilégio de participar de palestra ministrada pela filha de Minerva, uma das irmãs assassinadas.

Minou Mirabal fez uma fala emocionante contextualizando os fatos e relembrando uma mãe que até os quarenta anos considerava um mito, a qual reconhecia por meio de relatos de pessoas próximas e parentes que vivenciaram os tristes fatos.

Somente após essa idade atreveu-se a ler um apanhado de cartas trocadas entre seu pai e sua mãe, muitas delas redigidas no cárcere. Não queria fazê-lo antes porque lhe parecia que estava invadindo a privacidade de seus pais.

Mas essas cartas revelaram a mulher forte, guerreira e lutadora que era Minerva Mirabal. Renderam um belo livro e desvelaram uma nova mulher que é Minou Mirabal.

Feliz, muito feliz por ter vindo ao 14° EFLAC e poder ter vivido este momento único que nos enche de esperança para continuar na luta por um mundo de igualdade, contra toda opressão!!

É pela liberdade!

É pela Democracia!

É pelo fim da violência contra as mulheres!

Por Maria Isabel Corrêa, coordenadora Estadual da UBM-PR.