Nota de repúdio: contra a superlotação dos cmei’s em Curitiba - UBM - Seção Paraná

UBM - Seção Paraná | Por um Mundo de Igualdade Contra Toda Opressão!

Nota de repúdio: contra a superlotação dos cmei’s em Curitiba



Compreendendo a significativa mudança na educação infantil municipal de Curitiba, com a extinção da Secretaria da Criança em 2003 e esta etapa fazendo parte da secretaria de educação, respeitando a LDB 9394/96 - que declara que a educação infantil é pertencente a educação básica - a UBM Paraná, União Brasileira de Mulheres, repudia a proposta de alteração da deliberação vinda da gestão do Prefeito Rafael Greca.

Entendemos que a proposta que prevê o aumento de crianças por profissional coloca em risco a segurança dessas, além de prejudicar o atendimento pedagógico conquistado com o pertencimento da educação infantil na educação básica.

A UBM-Paraná repudia qualquer forma de descumprimento dos Planos de Educação, construídos democraticamente nas conferências, que estabelece a formação mínima para atuar como docente nessa etapa da educação. 

Entende que a formação profissional se faz necessária para um bom desenvolvimento do educando; e que a proposição de substituição do professor por auxiliar nível médio é uma afronta as legislações vigentes e uma maneira de diminuir o investimento na educação.

Sendo assim, pedimos que este Conselho Municipal de Educação priorize a Educação do Município, atendendo seu princípio de legislador, consultor, mobilizador e fiscalizador do sistema educacional do município como um todo e não como uma extensão da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Curitiba. E sendo assim, não acatem o desmonte na educação infantil que tal proposta prevê.


União Brasileira de Mulheres – Seção Paraná, com colaboração de Marina Felisberto (professora de Educação Infantil em Curitiba, militante da UBM-PR, PCdoB-Curitiba e UJS-PR)